Guaracy de Castro

Author

Categories

Share

Amigo de infância de Martinho da Vila, Guaracy de Castro começou a tocar violão na Boca do Mato, subúrbio do Rio, chegando à Portela pelas mãos de Osmar do Cavaco, pai de Serginho Procópio, e passando a compor com Candeia e outros sambistas. Entrou na Velha Guarda há seis anos no lugar de Jorge. Nasceu em 5 de março de 1939 e tem várias músicas gravadas.

Nascido na comunidade da Boca do Mato, na Zona Norte, logo cedo aprendeu a tocar instrumentos de corda. Iniciou a carreira em programas de rádio e participou de diversos conjuntos regionais. Começou tocando banjo, passou sucessivamente ao cavaquinho, ao violão de 6 cordas e por fim ao violão de 7 cordas, por sugestão de Jacob do Bandolim, como detalha o livro “A Velha Guarda da Portela”, de João Baptista M. Vargens e Carlos Monte.

Muito amigo de Candeia e Martinho da Viola (companheiro desde a época da Boca do Mato), acompanhou nomes como Elza Soares, Bezerra da Silva e Dona Ivone Lara, entre outros. Entrou para a Velha Guarda Show em 1994, em substituição a Jorge do Violão, a convite de Osmar do Cavaco. Chegou, ainda, a ter canções de sua autoria gravadas por Elza Soares e Núbia Lafayette.

O presidente de honra da Portela e líder da Velha Guarda, Monarco lamentou a morte do músico.

“Perdemos um grande amigo da Portela e da Velha Guarda. Ele tinha uma disciplina impressionante. Acho que o Guará, como a gente chamava ele, era o retrato perfeito do Paulo da Portela, pois seguia todos os ensinamentos de um bom sambista. Nunca levantou a voz para ninguém. Estamos muito sentidos, porque perdemos um grande aliado do samba e da Portela. Guará era muito querido no meio musical. Meu filho Mauro (Diniz) adorava ele, assim com o Zeca (Pagodinho), que costumava chamar o Guará para tomar um ‘tira-mágoa’, que era geralmente uma cerveja. Lembro que quando ele entrou para a Velha Guarda foi por unanimidade.”

Morreu no dia 27 de Julho de 2017, aos 78 anos, Guaracy de Castro, o Guaracy 7 Cordas, músico da Velha Guarda da Portela e membro do Conselho Deliberativo da escola. O sambista, que estava internado há duas semanas no Hospital Quinta D’Or, em São Cristovão, lutava contra um câncer.

Leci Brandão

0
Leci Brandão da Silva, mais conhecida como Leci Brandão (Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1944) é uma cantora, compositora e política brasileira....

Anísio Abraão David

João da Baiana

Yvison Pessoa

Joaquim Naegele

Author

Share

Previous articleTeresa Cristina
Next articleGrupo Semente