O mundo encantado de Monteiro Lobato

Author

Categories

Share

O mundo encantado de Monteiro Lobato foi o enredo apresentado pela Estação Primeira de Mangueira no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 1967. A escola, a nona a desfilar no dia 5 de fevereiro, foi campeã do carnaval carioca pela décima vez.

O desfile

Foi a primeira vez que uma escola de samba apresentou um enredo baseado na literatura infantil brasileira. A Mangueira vinha de Exaltação a Villa-Lobos, que lhe rendera o vice-campeonato em 1966, e assim consolidava uma tendência de desfiles homenageando grandes personalidades da cultura brasileira, que se manteria nas décadas seguintes.

A Mangueira só entrou na avenida às 10h da manhã de segunda-feira. A passista Gigi da Mangueira retornava depois de seis anos de ausência. Acompanhada por Mussum, ela desfilou à frente dos ritmistas, num tempo em que ainda não havia “rainhas de bateria”. Com uma apresentação contagiante, a escola foi aclamada pelo público, aos gritos de “já ganhou”.

Samba-enredo

O samba foi composto por Luiz, Batista da Mangueira e Darcy da Mangueira, e interpretado na passarela por Jamelão. Darcy conta que ele e seus parceiros refizeram o samba mais de 30 vezes antes de atingir um resultado que considerassem satisfatório. Taxista, ele um dia estava indo de ônibus da Vila Kennedy até o Centro, para pegar o táxi em que trabalhava. Ao ver o pôr-do-sol na Avenida Brasil, teve a inspiração para o que se tornaria o verso inicial: Quando uma luz divinal iluminou a imaginação de um escritor genial.

A cantora Eliana Pittman, que naquele ano assistiu pela primeira vez a um desfile, ficou empolgada com o samba e resolveu gravá-lo no seu LP É Preciso Cantar, lançado ainda em 1967. Foi a primeira vez que um samba-enredo foi gravado, e o sucesso motivou as escolas a lançarem, no fim daquele ano, o primeiro LP com os sambas a serem apresentados no desfile do ano seguinte.

Gravações

Ano Artista Álbum
1967 Eliana Pittman É Preciso Cantar
1967 Elza Soares O Máximo em Samba[11]
1993 Beth Carvalho Estação Primeira de Mangueira (Coletânea da Sony Music)
2006 Mestre Marçal Sambas-Enredo de Todos os Tempos[9]

Author

Share