Acadêmicos do Tatuapé

Carnaval

FICHA TÉCNICA

Fundação: 26/10/1952

Cores Oficiais: Azul e branco

HISTÓRIA

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé nasceu no dia 26 de outubro de 1952, fundado por Osvaldo Vilaça, o Mala, e seus amigos. A escola tinha, nessa época, o nome de Unidos de Vila Santa Isabel, em referência e homenagem ao local onde foi fundada, a Vila Santa Isabel.
Em 1964, com a mudança da sede para a Rua Antônio de Barros, a escola passou a se chamar Acadêmicos do Tatuapé. Nesta época eram famosas as rodas de samba na Praça da Sé e a batucada da zona Leste era muito respeitada nesses encontros. Sua bateria, comandada por Mestre Sagui, apito de ouro do carnaval paulistano, era muito respeitada por sua cadência e criatividade.
Nos anos 1980 viveu uma fase de declínio, culminando em 1986 com a paralisação de suas atividades. Em 1991 e no ano seguinte, a azul e branco voltou aos desfiles no grupo de seleção. Em 1995, voltou a desfilar no Sambódromo paulistano, já no Grupo 2 da UESP.
Em 2003, a escola foi a campeã do Grupo de Acesso com o enredo “Abram alas para o Rei abacaxi” e garantindo, depois de 28 anos, o esperado retorno ao Grupo Especial de São Paulo.
O auge da agremiação veio em 2017. Cantando o enredo “Mãe África conta a sua história: do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbábwe”, a Tatuapé conquistou pela primeira vez o título na elite do Carnaval paulistano.
Acadêmicos do Tatuapé, Carnaval, São Paulo, Zona Leste de São Paulo
Post anterior
Desfile Carnaval de São Paulo 2018
Próximo post
Bravos Guerreiros. Por Deus, Pela Honra, Pela Justiça e Pelos Que Precisam de Nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir